Lorcana

Wettbewerbsfähig

Análise Competitiva - Disney Lorcana Challenge em Melbourne!

, Comment regular icon0 comments

No artigo de hoje, vamos falar do Challenge em Melbourne, analisar o resultado e abordar a polêmica ocorrida nas semifinais do evento!

Writer image

rezensiert von Tabata Marques

Edit Article

Inhaltsverzeichnis

  1. > Disney Lorcana Challenge em Melbourne - Lorcana chega na Austrália!
    1. Resumo do evento
    2. A Controvérsia na Semifinal
    3. A Decklist Campeã
  2. > Finalizando

Disney Lorcana Challenge em Melbourne - Lorcana chega na Austrália!

Olá, pessoal!

No fim de semana 1-2 de Fevereiro tivemos o primeiro Disney Lorcana Challenge de 2025, e também o primeiro fora da América do Norte ou Europa! A cidade de Melbourne, na Austrália, recebeu este tão importante torneio para o circuito de Lorcana, e vamos hoje analisar o que rolou por lá - o resultado, a decklist vencedora, e até mesmo a controvérsia que aconteceu nas semifinais do evento. Vamos lá!

Resumo do evento

Ad

O DLC Melbourne contou com 511 participantes, um número menor que os Challenges ocorridos na América do Norte ou na Europa, mas ainda assim impressionante considerando a proximidade dos Championships Continentais e a expectativa para o Mundial, em Março.

O evento foi dividido em dois dias:

No dia 1, tivemos 9 rodadas no formato suíço, e ao final houve um corte no Top 64 para o segundo dia. Foi necessário atingir pelo menos 40 pontos para chegar ao Top 64, sendo que por critério de desempate dezesseis participantes com esta pontuação não avançaram.

No dia 2, tivemos as rodadas eliminatórias, do Top 64 até as finais, com Dinh Khang Pham sagrando-se campeão do evento com seu espetacular Ruby/Sapphire Burn Control, cuja decklist será analisada mais à frente! Dinh terminou o evento invicto, tendo sido o primeiro colocado no dia 1 após as 9 rodadas no suíço, e passando por todo o eliminatório no dia 2 até o tão sonhado troféu.

Em que pese seu brilhante desempenho, o evento ficou bastante marcado na comunidade em razão de um ocorrido na semifinal do evento, entre os jogadores Jesse Lentini e Clement Fusade - este que seria eventualmente o segundo colocado, perdendo a final para Dinh.

A Controvérsia na Semifinal

No terceiro e decisivo jogo entre Jesse e Clement, em determinado turno Jesse faz um Quest com sua Magic Broom - Illuminary Keeper e em seguida joga um Merlin - Goat. Ele anota o ganho de Lore, e logo depois coloca a Broom no descarte, indicando que irá utilizar o efeito de bani-la para comprar um card.

Nesse ponto, Clement o interrompe e o juiz é chamado para a mesa. Cabe salientar que não se tem acesso ao áudio dos jogadores ou do juiz para saber a dúvida exata de Clement, ou as palavras exatas de Jesse ao longo de sua jogada. O que ocorre, na continuação do jogo, é que não é permitido que Jesse prossiga com o sacrifício de sua Broom, que portanto fica na mesa, virada. Como Clement controla um Maui - Half-Shark, ao ter o turno de volta ele usa o poderoso card para desafiar e destruir a Magic Broom, e com a vantagem obtida na mesa mais o card extra da habilidade de Maui, Clement fica em posição tranquila para vencer o jogo após mais alguns turnos.

A controvérsia ocorre principalmente porque, no Jogo 2, Jesse fez uma jogada praticamente igual - usar um personagem com efeito ao ser jogado, e ter uma Magic Broom na mesa para sacrificar e comprar um card - e Clement não teve qualquer dúvida ou questionamento sobre a interação. Na ocasião, contudo, Clement não controlava um Maui - Half-Shark.

A situação gerou muito debate na comunidade, desde a questão se a regra aplicada foi correta ou não - lembrando que, sem acesso ao áudio, não se sabe exatamente quais foram as dúvidas e regras aplicadas - como também na suposta falta de fair-play por Clement, que teria se aproveitado da ocasião para garantir um estado de jogo extremamente favorável para si.

Até o momento da escrita deste artigo, não houve nenhum tipo de pronunciamento dos organizadores do Challenge, da Ravensburger/Disney, ou mesmo dos juízes ou jogadores envolvidos. Espera-se que a situação, independente de qual seja a resolução, possa ser um momento de aprendizado e crescimento para a comunidade e para os envolvidos com os eventos competitivos do jogo.

Ad

A Decklist Campeã

Como mencionado, Dinh Khang Pham sagrou-se campeão do evento com seu excelente Ruby/Sapphire Burn:

Loading icon

É interessante notar como o deck tem muitas semelhanças com uma estratégia vista anteriormente no Challenge em Seattle, que inclusive analisamos em detalheslink outside website. Porém, Dinh optou por usar a tinta Sapphire no lugar de Amethyst como a aliada de Ruby no deck, o que abriu uma outra gama de possibilidades.

Loading icon

Em primeiro lugar, Sapphire troca a vantagem em cards pura e simples por uma seleção de cards, o que ajuda não só a achar determinadas respostas na hora certa, como também influencia no uso de cards tintáveis e não-tintáveis que o deck tem acesso.

Tanto Develop Your Brain como Vision of the Future são úteis em qualquer momento do jogo, o que torna o deck extremamente adaptável. Caso você já tenha na mão o que precisa para o jogo, pode simplesmente transformar esses card searchers em tinta!

Gramma Tala e Hiram são jogadas de 4 de tinta que você normalmente fará no terceiro turno, graças aos aceleradores que abordaremos na próxima seção. Ambos são bons personagens para os turnos iniciais, já que combinam a presença na mesa com a compra de cards, deixando o oponente sempre em situações difíceis de responder de forma eficiente.

Loading icon

Em segundo lugar, o acesso a cards que aumentam a sua reserva de tinta permite um avanço considerável nos turnos iniciais, garantindo acesso mais rápido a fortes cards como Maui - Half-Shark, Be Prepared e o grande finalizador do deck, A Pirate’s Life.

Como já mencionamos também, conseguir uma sequência de Pawpsicle no 1, Tipo - Growing Son no 2 e finalmente Hiram Flaversham - Toymaker no 3, comprando dois cards graças ao Pawpsicle coloca muita pressão no adversário, combinando personagens na mesa com mais recursos na mão.

Loading icon

Por fim, um diferencial da lista - e, de certa forma, o card que funciona como mais um burn, ou seja, ganho direto de Lore. McDuck Manor - Scrooge's Mansion é mais uma Location que torna difícil aos oponentes responder sem investir ao menos dois cards - ou perder 2 turnos atacando-a. Isso significa um ganho de Lore combinado com uma perda de tempo considerável do adversário, na pior das hipóteses!

Sem dúvida, uma lista resultado de muito treino e dedicação, e também de uma análise e visão de metagame precisa de Dinh. Não à toa, um merecido campeão para o evento!

Finalizando

O Lorcana Challenge de Melbourne traz uma boa perspectiva em relação ao futuro do jogo, em termos de desenvolvimento e chegada a outras regiões do mundo além da Europa e da América do Norte.

Somado à chegada oficial de Lorcana tanto na China como no Japão, é muito bom ver que Lorcana torna-se global e cresce para atender às demandas dos novos jogadores.

Ad

Contudo, o Challenge também traz no mínimo alguns ensinamentos e preocupações com a competitividade excessiva do jogo - algo que a comunidade identifica como um comportamento tóxico, de vitória a qualquer custo, e por isso a proporção da resposta nas redes sociais à situação ocorrida nas semifinais.

Como dito anteriormente, independente da resposta/esclarecimento a ser dado sobre o caso, o que se espera é que haja um esforço tanto da comunidade quanto dos organizadores em manter os ambientes do jogo justos, respeitosos e acima de tudo divertidos.

Lorcana vem se estabelecendo e mostrando sua força como jogo, e cabe a todos mantê-lo no alto patamar que se espera!

E você, o que achou da situação ocorrida? Já teve alguma experiência parecida que gostaria de compartilhar? Fale para a gente!

Um abraço, e até a próxima!