Ilha de Archazia ou Ilha do Tesouro?
Olá, pessoal!
Seguimos empolgados com Archazia's Island, e hoje vamos trazer uma ideia de deck que mescla alguns temas e cards de edições recentes - não só Archazia’s, mas também Azurite Sea
!
O deck de hoje será um Amber-Emerald pensado para usar dois cards um tanto similares: Mufasa - Betrayed Leader e a nova The Return of Hercules, que inclusive mencionamos em nosso artigo entre os destaques da edição. Ambos se beneficiam de um baralho montado em torno de personagens de custo mais alto, e na combinação das duas tintas também ganhamos acesso a um subtema envolvendo personagens Piratas!
Ad
Parece uma mistura e tanto, não é? Mas acredite, funciona!
Vamos analisar a lista e o plano de jogo, além de falar sobre o papel de cada card para entendermos melhor o baralho.
Amber-Emerald: Mufasa, Retorno de Hércules, e Piratas!
A lista
Vamos começar apresentando o deck em si:
O plano de jogo
O deck, à primeira vista, parece apenas algo padrão, com personagens seguindo uma curva progressiva de tinta. Porém, vemos um aumento nos cards de custo mais alto ao invés de redução - mas normalmente isso ocorre em baralhos Sapphire, que usam aceleração de tinta para jogar cards de custo alto mais cedo.
Neste deck, a estratégia de aceleração fica em função de dois cards: Mufasa - Betrayed Leader e The Return of Hercules. A ideia, assim, é que com eles você consegue fazer uso de um personagem de mais tinta - seis ou mais - pagando apenas cinco.
O plano é basicamente focar em tomar a iniciativa na mesa nos primeiros turnos e, a partir do quinto, conseguir usar personagens de alto custo antes da hora. Essa vantagem construída deverá ser suficiente para concluir o jogo em seu favor. Caso você esteja para trás na mesa, o deck também terá ferramentas para ajudar nisso e virar o jogo a seu favor!
Vamos analisar os cards e entender o papel de cada um.
Os primeiros turnos - Piratas!

Temos nada menos que vinte e oito personagens piratas para os primeiros turnos, distribuídos da melhor forma entre os custos de tinta.
Pete e Rabbit auxiliam tanto no primeiro turno como em outros momentos do jogo, já que suas habilidades permanecem úteis no decorrer da partida.
No custo 2, Pooh é o mais importante, já que sua habilidade reduzirá o custo do próximo personagem pirata, e assim facilita o desenvolvimento duplo no turno seguinte. Contudo, não descuide de Roo ou Piglet - Roo pode dar uma ótima vantagem ou indiretamente proteger seus personagens dos adversários, enquanto Piglet é uma ameaça forte a acelerar seu Lore desde o início de jogo.
No custo 3, Donald tem função similar a Piglet, sendo um gerador de Lore muito eficiente - o deck tem dezesseis personagens do tipo Captain para viabilizá-lo. Hook, por outro lado, servirá para recuperar cards e também pode eventualmente paralisar jogadas do oponente que envolvam personagens piratas também.
Turno 5 - Preparando os Haymakers

Já falamos deles algumas vezes, mas agora vamos detalhar algumas linhas de jogo.
Mufasa não vai impactar de imediato, já que depende de ser banido para fazer o efeito. O positivo é que isso funciona mesmo no turno do oponente, então caso remova Mufasa você ainda terá a chance de recolocar um personagem de graça do topo do seu deck. Caso você tenha o turno de volta com Mufasa ainda na mesa, poderá avaliar se é o caso de propositalmente usá-lo em um desafio para que ele saia da mesa, ou se apenas gera Lore com ele e deixa para o oponente a missão de atacá-lo - e com isso, potencialmente, dar a você um personagem ainda melhor.
Ad
The Return of Hercules precisa ser usada com cuidado, já que você não quer dar ao oponente a oportunidade de jogar um personagem fortíssimo. Algumas das opções que você poderá jogar vão lidar com o que quer que seu oponente jogue, como veremos mais à frente - então atente para usar The Return quando tiver esse setup.
Auxiliando o Setup

Esses cards dão o suporte necessário para que Mufasa ou Return tenham um impacto ainda mais significativo - e também ajudam a controlar a parte aleatória envolvida nos efeitos.
Daisy e Forgotten esvaziam a mão do oponente para que The Return of Hercules tenha menos chance de dar uma jogada forte ao oponente. Será normal optarem por descartar cards mais pesados, ainda mais se você já estiver usando seus personagens baratos para pressionar a mesa.
Hypnotic Deduction é o card perfeito para usar imediatamente antes de perder Mufasa - Betrayed Leader, já que lhe dará total controle do que estará no topo do deck. Ou para preparar um The Return of Hercules - se você não tiver nenhum haymaker na mão, Deduction te dará 3 cards a mais para achar um. O importante é não achar que precisa fazê-lo no segundo turno só porque custa 2 - guarde para um momento em que você prepara algo impactante com os cards-chave do deck.
Os Haymakers
Falamos algumas vezes dos Haymakers - apelido carinhoso para cards poderosos que impactam o jogo absurdamente -, então vamos ver os que selecionamos para o deck:


Entre os piratas, Jim Hawkins é a opção para não só proteger toda nossa mesa - graças à habilidade Bodyguard - como também para reencher nossa mão. No total, temos trinta e seis personagens do tipo Pirata no deck, então usá-lo e comprar pelo menos 2 cards é o esperado.
John Silver é a melhor opção quando queremos impedir algum personagem com efeito de Quest do nosso oponente - por exemplo, Tamatoa - Happy as a Clam, entre outros. Como o efeito se repete turno a turno, o oponente é meio que obrigado a lidar com John Silver, ou ter seu jogo paralisado.
Clarabelle, similar a Jim Hawkins, tem a função de reencher nossa mão - sendo ideal para jogos em que nosso oponente construiu muita vantagem em cards. É a personagem perfeita para recuperar o fôlego contra baralhos mais controladores, que usam muitas remoções como Be Prepared.
Por fim, mas não menos importante, Mother Gothel se assemelha a John Silver, mas impede o quest de toda a mesa adversária ao invés de apenas um personagem. Lembre-se de que o efeito depende dela permanecer em jogo - você deve preferir usá-la contra baralhos que terão dificuldade em removê-la, especialmente por combate, como contra outros decks agressivos.
Outras opções de builds
A versão focada em Piratas consegue jogar de forma ativa desde os primeiros turnos, e busca enterrar o jogo uma vez que você faz os primeiros Haymakers.
Ad
Porém, é possível montar o deck com outras sinergias, por exemplo:
Princesas
Trocar o pacote de Piratas por um pacote de Princesas, aproveitando personagens que irão curar sua mesa e comprar mais cards - como Rapunzel, Gifted with Healing -, e haymakers dentro desse tema, como Wreck-It-Ralph - Admiral Underpants e Pluto - Determined Defender.
Desafiantes
Buscar um controle de mesa mais efetivo por meio de combate, e abusando de personagens evasivos para geração de Lore. Nesse caso, alguns haymakers potenciais seriam Cheshire Cat - From the Shadows, Prince Phillip - Swordsman of the Realm, ou Prince Phillip - Vanquisher of Foes.
Guarda-Costas
Similar ao anterior, mas num jogo um pouco mais reativo, buscando direcionar os desafios do adversário. Combinar cards como Milo Thatch - King of Atlantis e Belle - Hidden Archer com So Much to Give, e aproveitando também Mittens - Sassy Street Cat.
Conclusão
O deck apresentado hoje buscou combinar alguns temas diferentes, mas interligados entre si, formando uma lista com muita sinergia!
Além disso, Amber e Emerald têm sido duas tintas um tanto esquecidas recentemente, com muita atenção aos novos cards de outras tintas - especialmente Sapphire e Steel. Nada mais justo que equilibrarmos um pouco com um novo deck!
E você, o que achou da lista? Já jogou com algo parecido? Compartilhe com a gente!
Abraço, e até a próxima!
— Comments0
Be the first to comment