Quem canta seus males espanta!
Olá, pessoal!
As últimas semanas foram dedicadas a acompanhar os eventos competitivos pelo mundo, os baralhos mais usados, as estratégias mais eficientes e focadas em vencer.
Mas Lorcana com certeza é muito mais que apenas os grandes eventos! Por isso, essa semana, vamos dar uma relaxada e curtir um baralho temático, divertido, e que pode até mesmo surpreender e conseguir resultados bem legais!
Vamos então curtir esse Emerald-Ruby Songs!
Emerald-Ruby Songs
Nosso baralho hoje será nas cores Emerald e Ruby, e terá um foco em cards do tipo Canções e, claro, personagens que têm sinergia com essas canções.
As principais sinergias, claro, estarão com os personagens de Pateta - O Filme, e principalmente em torno da grande estrela do rock: Powerline!
Esses cards, da edição Fabled, trouxeram para a tinta Ruby uma sinergia com canções que não era tão comum, mas que foi muito bem-vinda! E assim, vamos combinar esses personagens com poderosas canções que encontramos em Emerald, além de outras pequenas sinergias, e com isso termos um baralho bem divertido de jogar:
Vamos então entender um pouco mais de como jogar com esse deck e qual a função de cada card!
Estratégia Geral
Nosso deck de hoje não é exatamente agressivo - ou seja, que busca acabar o jogo muito rápido. A ideia é usar personagens com Singer para criar, turno a turno, uma certa vantagem em tinta, e também conseguir jogar uma canção e, preferencialmente, mais um personagem. Com o ritmo do jogo a seu favor, aí sim vamos usar os personagens - especialmente os que geram mais de 1 de Lore - para vencer antes que o oponente possa retomar o controle.
A curva de tinta do deck pode enganar, já que tem de fato uma concentração maior de cards nas 3 primeiras tintas, mas boa parte dos cards mais caros poderá ser jogada de graça, como veremos mais adiante!
Os cantores - Vantagem em Tinta


Em destaque, claro, nossas principais atrações: os cantores! Esses personagens são muito importantes para habilitar, quanto antes, as poderosas canções que o deck tem acesso.
Cabe destacar aqui Powerline - World's Greatest Rock Star, que, como o nome sugere, é a estrela principal do baralho: não só permite continuamente ganhar vantagem em tinta, já que consegue cantar qualquer canção do deck, como também gera vantagem em cards, já que consegue fazer uma outra canção entre as 4 do topo do seu baralho!
Vamos então conhecer as canções que nossos personagens irão nos ajudar a jogar:
As canções

Temos no total dezoito canções, ou seja, quase um terço do baralho - o que permite uma chance considerável de Powerline achar uma entre as 4 no topo.
Das dezoito, catorze trazem alguma forma de controle da mesa. A única que não afeta a mesa é A Pirate's Life, mas também tem uma função importante de trazer a corrida de Lore em seu favor.
Heffalumps e Be King Undisputed são as de custo mais baixo, e que por isso são ótimas para os primeiros Singers.
Stopped Chaos, vale lembrar, pode ser usada tanto em personagens do adversário como nos seus! Isso permite que você reutilize alguns efeitos, como comprar cards ou descartar o oponente, como veremos mais adiante. Também é possível usar para zerar marcadores de dano em um personagem seu - importante especialmente contra um oponente usando Go Go Tomago - Darting Dynamo. Mas realmente, boa parte das vezes você vai usar para retirar dois personagens do oponente e assumir o controle da mesa em seguida.
Por fim, Trust In Me acaba sendo uma das mais flexíveis, pois pode tanto afetar a mesa, atrapalhando as contas do oponente no próximo turno, como também pode afetar recursos para os próximos turnos do adversário.
Sinergias

Estes personagens simplesmente combinam bem com a estratégia do deck e aprimoram o plano - seja na geração de Lore, com Roxanne, ou no controle de mesa inicial, com Powerline.
Já Flynn Rider - Spectral Scoundrel é um card com a nova mecânica Boost, e tem uma sinergia bem interessante com Stopped Chaos in Its tracks: se você escolher Flynn, já tendo usado o boost anteriormente, tanto ele como o card embaixo dele serão devolvidos para sua mão! É uma jogada que pode não ocorrer com frequência, mas que pode fazer diferença, então fique atento nisso!
Consistência e Disrupção


Para dar consistência a um deck, nada melhor do que comprar cards! Por isso, o baralho tem diversas opções de compra, e principalmente de compra e descarte - ou seja, de troca de recursos, mas não necessariamente de card advantage.
Bobby, Yzma, Mr Snoops e Clarabelle servem perfeitamente para jogar numa curva de tinta contínua, de 1 a 3, e com isso esculpir uma boa mão, que responda adequadamente ao que o adversário estiver jogando.
Outra função importante, especialmente de Bobby e Yzma, já que têm um custo de tinta mais baixo, é filtrar a mão dos cards não-tintáveis, que podem atrapalhar o desenvolvimento do deck.
Basicamente, o grande objetivo é encaixar o poderoso Powerline - World's Greatest Rock Star, preferencialmente no turno 4, graças ao Shift. Assim, todas essas 14 opções de compra ajudarão você a encontrar Powerline com mais frequência.
Para finalizar, uma boa e eficiente disrupção presente em Emerald: Ursula - Deceiver! Embora tenha baixo custo, deve ser guardada para a hora certa - normalmente para proteger sua mesa e, especialmente, seu Powerline de alguma remoção do adversário. E claro, numa partida em que seu oponente não use canções, você pode simplesmente filtrá-la com Bobby ou Yzma.
Conclusão
E esse foi nosso deck de hoje!
Ruby-Emerald Songs pode ter um viés mais divertido hoje, mas nunca se sabe que novos cards podem vir no futuro, e com isso a estratégia ganhar mais força até mesmo no competitivo!
Além disso, algo importante para novos jogadores, boa parte do deck consiste em cards das edições 9 e 10, e portanto estarão imunes à rotação do próximo ano, quando as edições 5 a 8 deixarão de ser válidas.
De toda forma, pelo menos até a data de finalização deste artigo, o deck em si não parece ter nenhum card particularmente caro, o que também o caracteriza como uma ótima opção budget, especialmente para pessoas que querem conhecer o jogo e montar algo mais divertido e sem tanto peso financeiro.
Espero que tenham gostado! Como sempre, deixem nos comentários quaisquer feedbacks para melhorarmos sempre os artigos!
Abraços, e até a próxima!












— Comments 0
, Reactions 1
Be the first to comment