Lorcana

Competitive

Lorcana - Grandes Eventos em Dezembro e Listas de Destaque!

, 0Comment Regular Solid icon0Comment iconComment iconComment iconComment icon

Com grandes eventos independentes acontecendo pelo mundo, vamos parar e analisar as listas vencedoras!

Edit Article

Lorcana competitivo a todo vapor!

Olá, pessoal!

Embora os próximos Disney Lorcana Challenges só voltem a ocorrer no próximo ano - já em Janeiro devemos ter um evento na China! -, o ano de 2025 mostra que Lorcana ainda tem muita força! Os eventos independentes, mas com apoio do circuito oficial, seguem acontecendo pelo mundo e atraindo jogadores de todo lugar para este fantástico card game.

Além disso, a recente edição Whispers in the Welllink outside website tem mostrado presença em diversos decks, e até mesmo surpreendendo com um novo combo! E com certeza ainda veremos muito dessa edição ser explorada nas próximas semanas.

Vamos então analisar dois grandes eventos do último final de semana: o CCS 25k, em Atlanta, nos EUA, e o CCQ Bologna, na Itália. As listas apresentadas foram postadas no InkDeckslink outside website - fica sempre nosso obrigado! E vamos lá!

Lorcana de um continente a outro!

CCS $25.000 - Atlanta, GA

Vamos começar falando do evento nos Estados Unidos! A cidade de Atlanta-GA recebeu trezentos e trinta e três Ilumineers no seu evento principal, e o que se viu foi a continuação de uma certa predominância da tinta Amethyst.

Basicamente, o pacote Amethyst, capitaneado por Genie - Wish Fulfilled e outras ameaças evasivas, tornando Dumbo - Ninth Wonder of the Universe uma fonte absurda de card advantage e uma fortíssima win condition ao mesmo tempo dificultam o uso de outras cores, exceto se a ideia for ignorar a mesa do oponente e partir para a corrida de Lore com tudo. Mas calma! Falaremos dessa última opção mais adiante.

Para exemplificar uma versão mais tradicional das listas com Amethyst, trazemos a lista utilizada por Jonathan Williams, que foi o vice-campeão do evento:

Loading icon

Esta é uma lista que tem evoluído ao longo dos meses, desde que apareceu no metagame a partir da ediçãolink outside website Fabledlink outside website. Contudo, já vemos muitas novidades de Whispers in the Well na lista, como Cheshire Cat - Inexplicable, Lexington - Small in Stature, Hades - Looking for a Deal e Demona - Scourge of the Wyvern Clan.

Além destes personagens que encaixam de forma ideal na curva de tinta do deck, temos também a nova canção He Hurled His Thunderbolt, que é extremamente poderosa, inclusive em mirrors, lidando com Dumbo, Genie, Iago, e afins.

Jonathan ficou a um match de ser o vitorioso do evento, mas o título ficou com Zan Syed, usando um baralho que vinha aparecendo no radar competitivo, mas ainda carecia de um resultado significativo:

Loading icon

Exato, um Combo Deck, usando a combinação de Monstro - Infamous Whale e The Great Illuminary - Abandoned Laboratory para comprar e descartar todo o deck, e vencer com uma sequência de We Know the Way tendo Alan-A-Dale - Rockin' Rooster na mesa.

Inclusive, falamos deste mesmo deck faz pouco tempolink outside website, embora a lista campeã do CCS 25k tenha algumas diferenças importantes: ao invés de estar totalmente focada no combo em si, ela aproveita mais o pacote Amethyst, jogando como um midrange normal, mas com o oponente sempre obrigado a respeitar o combo se Monstro entrar na mesa.

Além de adições já mencionadas, a lista também usa Junior Woodchuck Guidebook como a nova forma de encher a mão, e um card que torna Amber uma ótima cor para responder à profusão de baralhos com Amethyst: The Horseman Strikes!.

CCQ Bologna - Itália

Mudando de continente, vamos então para a Europa, mais precisamente na Itália, onde tivemos quatrocentos e trinta e sete Illumineers reunidos na cidade de Bologna.

Mais uma vez tivemos o pacote Amethyst em ação, mostrando que é a marca do metagame atual, combinando consistência, card advantage e condição de vitória.

Não à toa, o atual campeão mundial, Dinh Khang Pham, trouxe seu novo favorito - Amethyst-Sapphire - e chegou até o vice-campeonato, a um jogo da vitória:

Loading icon

Curiosamente, Amethyst-Sapphire tinha sido a combinação vitoriosa do DLC Bologna em outubrolink outside website, e novamente quase chegou no topo.

A lista atualizada de Dinh incorporou novos cards, que inclusive mencionamos antes: Cheshire Cat - Inexplicable, Hades - Looking for a Deal, Demona - Scourge of the Wyvern Clan e Junior Woodchuck Guidebook, mas que não afetam a estratégia geral do deck. A ideia é utilizar aceleração de tinta, importantíssima no turno 2, como Sail the Azurite Sea e Tipo - Growing Son. Assim, o deck chega ao número mágico de tintas, 4, um turno mais cedo, e começa a fazer os haymakers de Amethyst.

Contudo, dessa vez a tinta Amethyst não prevaleceu na final, embora mais uma vez tenhamos Amber como campeã! Stefano Zamagni, com seu Amber-Emerald carinhosamente apelidado de ChromiDogs, foi o campeão do evento:

Loading icon

Desde o lançamento dos cards de A Dama e o Vagabundo, os decks agressivos focados nestes personagens receberam o apelido de Dog Decks. Um dos meus favoritos era o ChernaDogzlink outside website, que se aproveitava da sinergia entre Tramp - Street-Smart Dog e Chernabog - Evildoer para fazer uma mesa gigantesca.

Com a rotação, e especialmente a saída de Chernabog do formato, algumas adaptações foram necessárias, e daí a entrada de Emerald Chromicon, fornecendo uma proteção para seus personagens. Temos também Lilo - Escape Artist pela sinergia com Tramp, Bobby e Scrooge, além de Webby e Mowgli - Man Cub - este último praticamente uma quinta cópia de Ursula - Deceiver. Por fim, para fechar partidas mais longas, Go Go Tomago - Darting Dynamo.

É de se destacar, mais uma vez, o poderoso card The Horseman Strikes!, que no metagame atual é capaz de lidar com inúmeras ameaças dos decks Amethyst e ainda concede um novo card!

Conclusão

O Metagame dá sinais de cada vez mais estar consolidado em torno do pacote Amethyst, o que por sua vez permite estratégias que atacam esse pacote, como vimos nos decks Amber usando The Horseman Strikes!.

Embora as estratégias pareçam similares, fato é que existe uma variedade interessante nas cores de tinta - o retrato dos 4 decks mencionados no presente artigo, entre primeiro e segundo lugares em torneios importantes, mostrou cinco cores de tinta representadas. Contudo, mesmo que exista variedade, existe também um desequilíbrio, já que Amethyst teve muito destaque nas edições mais recentes, enquanto Ruby segue sem uma presença clara no Metagame.

Seguimos acompanhando os próximos eventos e atualizaremos sobre as novidades!

Como sempre, deixe seu feedback nos comentários do artigo, para sabermos sempre o que podemos melhorar.

Abraços, e até a próxima!