Olá, pessoal!
No dia 15 de novembro será lançada a nova edição de Lorcana, Azurite Sea!
Muitos novos cards entram no formato, estratégias existentes ganham algumas atualizações - e, quem sabe, não temos novas estratégias se formando?
Assim, vamos dar uma analisada em alguns cards interessantes dessa nova coleção!
Importante: Os cards dos quais falarei não são necessariamente uma lista dos melhores/mais poderosos da edição, e o intuito do artigo não é também fazer uma “lista de compras” da edição. A ideia aqui é apontar algumas sinergias interessantes e possibilidades.
Ad
Azurite Sea - 6ª Edição de Lorcana!
Amber
Lilo - Escape Artist é o primeiro card do jogo que permite ser jogado do descarte. Até então, tínhamos efeitos que devolvem cards do descarte para mão, mas não jogados diretamente do descarte.
Inclusive, a pequena Lilo gera algumas dúvidas a respeito do momento exato em que a habilidade acontece, então vamos aproveitar para esclarecer - no início do turno, as etapas são “Ready, Set, Draw” - o efeito da Lilo, portanto, acontece antes do Draw, mas depois que você já desvirou suas manas. É nesse momento que você pode pagar 2 e jogá-la do descarte.
Esclarecida a regra, vamos analisar o card! Lilo é muito interessante por ser uma ameaça recorrente para os baralhos agressivos. Imagina ter 2 dela na mesa e seu oponente gastar o turno fazendo um Be Prepared, apenas para você gastar 4 manas e tê-las de volta! Lilo - Escape Artist dá uma certa inevitabilidade para os decks aggros, que muitas vezes sofrem com a eficiência das remoções no jogo.
Na prática, ter Lilo - Escape Artist no descarte é como comprar 1 card extra todo turno - embora a personagem em si tenha atributos mais baixos que o normal pelo custo, o fato de gerar 2 Lore significa que o oponente não pode simplesmente ignorá-la o resto do jogo. Um card muito interessante e com muito potencial!
Grand Councilwoman tem um efeito bem interessante, e que fica particularmente eficaz se você tem múltiplas dela na mesa, ou alguma forma de desvirar personagens.
Amber também tem muitos cards que voltam personagens do descarte, então mesmo que o oponente lide com ela, é possível montar um deck que sempre consiga devolvê-la para a mesa. Muitos personagens do tipo “Alien” são bem viáveis por si só, como Stitch - Rock Star e Morph - Space Goo, entre outros novos com Azurite Sea.
Esse é um card com um potencial absurdo, especialmente se considerarmos cards que permitem mover “de graça” para Locations, como Jim Hawkins - Space Traveler e Magic Carpet - Flying Rug, ou a própria Sugar Rush Speedway - Starting Line. Ele é especialmente bom por se tratar de um investimento baixo de tinta (apenas 2). Fiquem de olho, provavelmente teremos alguma lista pensada com esses cards quando a edição for lançada!
Amethyst
Diablo já vem mostrando muita força no Emerald, e agora ganha também um ótimo representante em Amethyst. Similar a outros personagens nessa cor de tinta, como Magic Broom - Illuminary Keeper ou Chernabog's Followers - Creatures of Evil, o diferencial do Diablo - Obedient Raven é poder ficar obtendo Lore até o oponente usar algum recurso ou personagem para tirá-lo da mesa, e você ainda vai ganhar um card quando isso acontecer.
Ad
É preciso pensar também na consistência que traz para fazer um Diablo - Devoted Herald, o que pode tornar Emerald/Amethyst uma nova combinação interessante no metagame.
Este card é mais uma opção de ganho de Lore direto para Amethyst, similar a Merlin - Goat. Embora não gere Lore quando sai da mesa, comparado com Merlin, a White Rose custa 1 a menos, facilitando especialmente algumas linhas de “bounce” (apelido que se dá quando se usa uma habilidade que devolve cards para a mão do dono).
Também é mais uma opção para os decks de “Burn”, como o que analisamos neste artigo.
Azurite Sea traz alguns cards em Amethyst focados em uma nova condição de vitória - descartar os cards do deck do adversário, efeito que também recebe o apelido de “millar” (por causa de um card no jogo Magic: The Gathering, “Millstone” que também tem esse efeito).
Aos poucos, mais cards com esse efeito vão entrando no jogo, e se considerarmos que, em conjunto com A Whole New World você consegue constantemente forçar seu oponente a perder 7-9 cards do deck por turno, é possível que a estratégia se torne competitiva o suficiente para aparecer no metagame.
Emerald
Fred é um card muito interessante, especialmente para uma comum - se o oponente tentar removê-lo com outro personagem, você acaba recompensado! Isso significa que por um baixo investimento, apenas 1 de Lore, você potencialmente receberá 3 de Lore (1 do Quest + 2 da habilidade), ou então seu oponente terá que usar um card de remoção - e com isso, você indiretamente protegeu outros personagens seus...
…personagens como Olivia Flaversham! Mais um personagem de alto Lore e custo baixo, o sonho dos decks aggros de Lorcana. Apenas um turno de Quest da Olivia já rende muito valor, e se você conseguir protegê-la com Bodyguards como Simba - Protective Cub, você certamente terá um jogo acabando muito rápido!
Este é um card que à primeira vista não parece nada de mais, mas quando se lê com atenção percebem-se algumas nuances. Ao contrário de diversos outros cards similares já existentes no jogo, You Came Back NÃO vem com a restrição de que o personagem desvirado não poderá mais fazer Quest no resto do turno! É um card com muito potencial - no mínimo, você está pagando 3 tintas para ganhar Lore igual ao seu melhor personagem na mesa, mas quando se leva em conta efeitos de “quando este personagem faz Quest”, como Daisy Duck - Secret Agent, ou combos com Genie - Powers Unleashed, de repente você extraiu muito mais valor com apenas 1 card!
Ad
Ruby
Maui - Half-Shark é candidato a um dos cards mais fortes da edição, e com muita razão. Atributos excelentes pelo custo, evasivo, e com duas habilidades sinérgicas entre si, Maui tem capacidade de dominar sozinho uma partida! Não bastasse tudo isso, ainda por cima é um card “tintável”, ou seja, se vier nos primeiros turnos e você achar que não terá tempo de usá-lo adequadamente, pode simplesmente transformá-lo em tinta e seguir com o jogo.
Vamos ficar de olho se Maui vai corresponder às expectativas!
E por falar em cards que “combam” com Maui - Half-Shark, vejam só que card simples mas extremamente eficiente a cor Ruby ganhou com Thievery! Se compararmos com A Pirate’s Life, embora Thievery faça apenas metade do efeito, ela custa apenas UM de tinta! Poder contar com um efeito tão similar, mas tão menos custoso em tinta permite fazer mais jogadas no turno E controlar a Lore, tanto própria como do adversário.
Além, é claro, da sinergia com Maui, como mencionamos - com ele na mesa, se você jogar Thievery, desafiar alguém com Maui, retornar Thievery e rejogar, no final você terá obtido 4 de Lore e ao mesmo tempo terá retirado 2 de Lore do oponente!
Uma das coisas que tornará difícil testar amplamente cards como Maui será, possivelmente, a disponibilidade/preço logo após o lançamento. Contudo, uma excelente opção - seja para complementar Maui, seja como uma opção “budget” - é o Tigger - In The Crow’s Nest! Bons atributos pelo custo (especialmente defensivos), tem evasão, e uma habilidade que também recompensa utilizar várias ações no mesmo turno.
Tigger, contudo, também tem potencial se você tiver maneiras para desvirá-lo e usar seu Quest mais de uma vez no mesmo turno - por exemplo, com You Came Back, que falamos anteriormente. Em um turno que você jogue duas ações, faça Quest com Tigger, jogue You Came Back no Tigger e faça Quest novamente, você já obteve SETE de Lore! Isso sem contar o efeito que as primeiras ações eventualmente deram. Tigger tem muito potencial a ser explorado!
Sapphire
Gadget Hackwrench pode parecer apenas mais um card destinado ao deck de inventores, mas se analisarmos de perto vamos notar muitas qualidades além disso.
Primeiro, por possuir a habilidade “shift”, ela pode entrar em jogo mais cedo que o normal, especialmente porque Sapphire é a cor da aceleração de tinta. Segundo, seus atributos são excelentes, tendo 3 de força (o que impede o uso de cards como Brawl) e 6 de força de vontade (o que impede o uso de cards como And Then Along Came Zeus).
Ad
Por fim, Gadget ainda por cima gera 3 de Lore, então dificilmente o oponente vai poder ignorá-la. As sinergias com itens e inventores acabam sendo mais um “bônus”, mas o conjunto do card indica que é uma ótima opção, especialmente dentro das remoções mais usadas atualmente.
Similar ao nosso destaque anterior, Sour Bill é outro card que o “conjunto” é maior que a soma das partes. Por 3 de tinta, um personagem 2/3 que gera 2 de Lore está bom (um pouco acima, se pensarmos que é uma comum). Mas sua habilidade permite muitas vezes que um personagem de custo baixo desafie um personagem maior e sobreviva, dando muita vantagem de tempo. Sour Bill pode inclusive ter usos indiretos, como reduzir o poder de um personagem do oponente para que seja possível alvejá-lo com um Brawl, por exemplo!
Olha, com certeza não é uma Rapunzel - Gifted With Healing, mas para Sapphire, chega bem perto. Baymax tem potencial de gerar muita Lore em poucos turnos, e ainda por cima manter personagens seus vivos - ou seja, o tempo que você trocou usando personagens para duelar ao invés de Quest acaba sendo compensado com o ganho de Lore de Baymax. O fato de também ser um “Robot” confere algumas sinergias com outros cards da edição, mas Baymax tem um conjunto bom o suficiente para ver jogo em alguns arquétipos - e quem sabe até ajudar Sapphire a jogar de forma mais “aggro”?
Steel
O novo Gantu é basicamente um personagem “vanilla” (gíria dos TCGs para cartas que não possuem habilidades), mas é a primeira vez que temos um personagem que gera tanta Lore por um custo tão baixo sem qualquer condicional (como vemos em Flynn Rider - His Own Biggest Fan ou Mirabel Madrigal - Family Gatherer). Ainda por cima, é “tintável” - então embora não tenha habilidades especiais, pode sem dúvida ser um “finalizador” para uma variedade de decks Steel.
O que faz Calhoun merecer o destaque é uma linha de texto: “Resist”. Similar a outros personagens baratos, mas eficientes em combate de Steel, como Captain Hook - Forceful Duelist, Calhoun é capaz de parar completamente um deck de personagens “aggros”, como Lilo - Making a Wish.
A questão é que Calhoun resolve um problema importante do “tempo” que se perde ao usar personagens para duelar - que é você não estar avançando em Lore, enquanto seu oponente já teve um ganho de Lore com o personagem que você removeu.
Ad
Uma das melhores formas de proteção em Lorcana até o momento é a habilidade “Ward”, que impede que o oponente escolha o personagem exceto para duelos. Unfortunate Situation espertamente contorna essa restrição, pois quem faz a escolha é o dono do personagem. Pode não ser um card absurdamente forte, mas parece um potencial “flex slot” (ou seja, um card que você usa/ajusta no deck conforme o que espera enfrentar) para decks Steel, especialmente por ser “tintável”.
Conclusão
Azurite Sea vem com tudo, trazendo não só muitas opções para decks já existentes como também alguns efeitos novos ou diferentes, e mais cards que viabilizam algumas novas estratégias também!
Tudo indica ser uma edição que vai mexer no metagame competitivo, e considerando que os próximos eventos serão os Regional Championships na Europa e nos EUA, devemos ver muitas novidades aparecendo!
E você, o que achou da coleção? Que cards chamaram mais sua atenção? Que decks você espera montar ou reforçar com a nova coleção? Compartilhe com a gente!
Um abraço e até a próxima!
— コメント0
最初にコメントする