Lorcana

Interview

Lorcana: O outro lado dos DLCs - Entrevistando o juiz Vitor Cernic!

, 0Comment Regular Solid icon0Comment iconComment iconComment iconComment icon

Como é trabalhar num evento de Lorcana? Vamos entrevistar o Vitor Cernic, juiz brasileiro que teve oportunidade de participar do DLC Milwaukee!

Edit Article

Brasil no mundo de Lorcana!

Olá, pessoal!

Muitas vezes, a gente não tem uma noção clara do tanto de trabalho que existe por trás dos grandes eventos - no caso de Lorcana, por exemplo, os Disney Lorcana Challenges, ou DLCs.

Pessoas do mundo todo aparecem para participar e jogar no evento, e da mesma forma, antes de tudo começar, pessoas do mundo todo são selecionadas para integrar a equipe que cuidará desse evento.

Uma das principais funções nas equipes de eventos é a dos juízes. São as pessoas referência em regras e conduta, e estão lá para ajudar os eventos a fluírem bem e tirar dúvidas dos jogadores durante as partidas. Em ambientes mais competitivos, como os DLCs, os juízes também têm a importante função de ajudar a manter a integridade do evento, coibindo comportamentos inapropriados.

No artigo de hoje, tive a chance de conversar com Vitor Martins Cernic, de São Bernardo do Campo/SP, que teve a oportunidade de participar do DLC em Milwaukee, nos Estados Unidos! Vamos então conhecer um pouco desse trabalho do Vitor e como foi fazer parte de um DLC!

Vitor Cernic no DLC!
Vitor Cernic no DLC!

Entrevistando: Vitor Cernic!

P: Por favor, se apresente para o pessoal e fale um pouco sobre você!

R: Meu nome é Vitor Cernic e eu amo esse mundo de card games. Comecei a jogar Magic: the Gathering em 2017, através de um amigo quando estava entrando na faculdade, e amei o jogo. Em 2020, eu me interessei pelas regras de Magic e me tornei juiz, mas com a pandemia eu só fui apitar meu primeiro evento ao final de 2022. Desde então, tenho trabalhado em eventos de vários card games: Magic, Pokémon, One Piece e, agora, Lorcana!

P: Como você conheceu Lorcana? O que te chamou a atenção no jogo?

R: Uma amiga me emprestou dois decks de iniciantes para aprender, passar adiante e ensinar os meus amigos. O jogo junta diversas mecânicas legais, e o fato de ficar vulnerável quando toma algumas decisões faz o jogo ter uma dinâmica muito única! Além disso, é impossível não se encantar com o universo da Disney.

P: Qual é sua cor de tinta favorita até o momento, e por quê?

R: Acho que a cor de tinta que mais se conecta comigo é Amethyst. Eu gosto muito de sinergias e ter cards que fazem muitas coisas, inclusive comprar mais cards.

P: Você já jogou e gostou de algum baralho, combinação de tinta ou tema específico?

R: Eu joguei com alguns durante os últimos meses. O meu favorito era Sapphire/Ruby Control. O deck tinha um estilo de jogo muito próximo do que eu gosto de fazer em outros card games, que era controlar o jogo e ter certeza de que, se a partida se prolongar, eu vou ganhar.

Hoje eu estou curtindo muito o deck Amethyst/Sapphire com Evasives, que tem mecânicas muito legais - e o Dumbo - Ninth Wonder of the Universe, que é card muito forte.

P: Como você veio a participar de um Disney Lorcana Challenge? Qual é o "caminho" para ser selecionado para um evento assim?

R: Esse foi meio surpresa para mim. Eu já trabalhava com o novo organizador de Lorcana, Pastimes, em diversos eventos de Magic, e eu estaria nos Estados Unidos durante o período do DLC. Decidi dar uma chance e acabei sendo chamado!

Sobre o "caminho", é um pouco complicado. O caminho ideal seria trabalhar em eventos no Brasil, seja na loja da sua região, seja em eventos maiores, ganhar um pouco de experiência e depois começar a aplicar para os DLCs fora. Aqui, acho que vale uma dica: é preciso gostar bastante do que fazemos! Estude bastante os documentos e tenha prazer em ajudar os outros!

Mesmo que o cenário no Brasil esteja se desenvolvendo, temos bastante espaço para treinar juízes incríveis por aqui.

P: Como foi a experiência durante o Challenge? O que te chamou a atenção nesse contato com a comunidade e com o lado mais competitivo do jogo?

R: Foi incrível! Eu não tinha noção sobre o tamanho de Lorcana, e foi impressionante ver mais de 3 mil pessoas curtindo o jogo. Diferente de outros jogos, como Pokémon e Magic, e mesmo com jogadores que estavam competindo por milhares de dólares em premiação, a atmosfera do lugar foi bem confortável.

Os jogadores se resolviam sobre problemas pequenos e não tínhamos muitas situações de veteranos tentando se aproveitar de novatos. A comunidade mostrou ser maravilhosa!

As lembranças do evento!
As lembranças do evento!

P: Compartilhe uma história legal ou algo que te marcou nessa experiência no DLC!

R: Acho que o que mais me marcou foi a quantidade de gente interessada em jogar eventos paralelos, e como existe uma cultura forte de jogadores mais "casuais". Em outros jogos, como Pokémon, os Eventos Principais são sempre lotados, enquanto os Eventos Paralelos tendem a ser mais vazios.

Esse não foi o caso com Lorcana: tivemos eventos lotados o final de semana inteiro! E víamos pais e filhos, crianças e adultos, amigos e casais - todos estavam curtindo muito, e os feedbacks foram fantásticos!

P: Lorcana iniciou a distribuição oficial no Brasil pela COPAG recentemente. Você já teve oportunidade de participar de algum evento local na sua região?

R: Ainda não. Eu gostaria de ter mais tempo para jogar, mas acabo focando em outras coisas e normalmente só me sobra tempo para esses eventos maiores. Apesar disso, com a disponibilização de Lorcana por aqui, eu com certeza estarei nos próximos eventos de lançamento!

P: No próximo ano, a Ravensburger confirmou ao menos dois Lorcana Challenges oficiais no Brasil. Qual você acha que seria o maior desafio hoje para que esses eventos tenham o mesmo sucesso que os eventos nos EUA e na Europa?

Acredito que o maior desafio hoje é a disponibilização das cartas e um preço estável. Vivemos uma realidade muito diferente dos países mais ricos, então não dá para fazer um evento no Brasil igualzinho aos que a gente vê lá fora. Eu acredito que, no Brasil, não vamos ver o mesmo número de jogadores que nos DLCs dos EUA e Europa, mas isso não significa que não vão ser eventos incríveis!

Estou bem animado para os eventos do ano que vem, e acredito que Lorcana deve crescer muito com eles!

P: Pra terminar, qual sua carta ou personagem favorito do jogo?

R: Essa é fácil. Quando comecei a aprender Lorcana, eu estava jogando com o baralho do Merlin, e eu simplesmente me apaixonei por ele. A temática do Merlin é muito boa e as cartas são super bem construídas!

Conclusão

E esse foi o nosso bate-papo de hoje! Se quiser saber mais sobre como foi o evento em si, clique aqui para ler a análise do DLC Milwaulkeelink outside website!

Muitíssimo obrigado ao Vitor por ter tirado esse tempinho e compartilhar com a gente toda essa experiência, principalmente por ser um relato que não vemos todo dia!

Espero que vocês tenham curtido! Deixem seus comentários e feedback abaixo, pra gente saber o que vocês acharam.

Abraço, e até a próxima!