O Primeiro Lorcana Championship Europeu!
Olá, pessoal!
No fim de semana de 6-8 de dezembro ocorreu o primeiro Lorcana Championship, em Paris/França!
Além do evento principal em si, houve uma série de eventos paralelos, painéis com desenvolvedores do card game trazendo novidades, artistas convidados, enfim, foi uma grande celebração do mundo Disney e do sucesso que Lorcana vem fazendo.
O nosso foco hoje será o evento principal - vamos falar do metagame, as principais escolhas de decks e falar do deck campeão do evento! Vamos lá!
Ad
O Metagame - Análise dos Arquétipos mais Populares
Havia muita expectativa sobre que decks os melhores jogadores europeus iriam trazer para o evento, em especial com o lançamento recente da sexta edição, Azurite Sea, que trouxe algumas novidades para o metagame.
O Lorcana Championship não é um evento aberto, sendo composto pelo Top16 dos Challenges ocorridos pela Europa - 4 no total, portanto 64 participantes -, além de trinta e dois classificados pelos “Last-Chance Qualifiers”, ou LCQs - torneios em eliminatória simples ocorridos ao longo do primeiro dia de eventos.
No total, portanto, tivemos 96 participantes, que optaram pelos seguintes decks:
Como podemos ver, mais de 85% dos decks dividiram-se em quatro arquétipos:
Ruby/Sapphire, 34% do Metagame: praticamente um terço dos jogadores trouxe alguma versão do Ruby/Sapphire focado em itens, um deck que analisamos anteriormente em outro artigo. Uma combinação de fortes cards de controle de mesa de Ruby com compra de cards e alto ganho de Lore de Sapphire, um dos melhores decks Control do meta.
Amethyst/Emerald, 21% do Metagame: um deck que mistura o ganho de Lore e de recursos em Sapphire com o controle de mão em Emerald, e que se vale de muitos novos cards trazidos pela nova edição. Como analisamos anteriormente, o deck já havia vencido um evento recente de 140 participantes , e sua presença no Championship europeu sem dúvida o solidificou no metagame.
Emerald/Steel, 18% do Metagame: Diablo, Devoted Herald é considerado um dos cards mais fortes do jogo, e este deck é focado em usá-lo e acabar com a mão e com a mesa do oponente, por meio da combinação de tintas Emerald e Steel. O deck inclusive foi o vencedor do último Lorcana Challenge em Seattle, e pelo visto esse sucesso refletiu também para a Europa.
Amber/Steel, 13% do Metagame: por fim, o clássico Amber/Steel Songs mostrou ter adeptos fiéis, embora o deck não esteja exatamente bem posicionado no momento, dada a profusão de decks control capazes de acompanhar o ganho de recursos gerado pelo Steelsong. Nosso artigo recente falou da versão que vinha fazendo muito sucesso nos Challenges na Europa, e embora as adições da edição recente tenham sido tímidas, o deck mostrou estar à altura do Championship Europeu.
Estes foram os decks mais populares do evento - e, curiosamente, podemos ver que todas as cores de tinta estão representadas! Mas quando a última partida foi finalizada, nenhum destes terminou campeão…
Ad
O Deck Campeão - Ruby/Amethyst Bounce
O quinto deck em popularidade, o que sem dúvida não é indicativo de seu power level, foi o Ruby/Amethyst Bounce - especificamente, a lista trazida por Domingo Martinez Rodenas, que após sete rodadas de suíço no sábado e um top16 eliminatório no domingo, sagrou-se campeão do European Lorcana Championship:
Já havíamos também falado deste deck no último artigo, quando analisamos os decks de maior potencial com o lançamento de Azurite Sea. Curiosamente, os dois decks que analisamos - Ruby/Amethyst e Emerald/Amethyst - foram exatamente os dois decks finalistas do Championship Europeu!
Contudo, ao contrário da lista mais experimental usada por Edmond Chiu nos EUA, o campeão europeu optou por mais consistência, com mais cópias de seus cards-chave. Claro, isso não impediu algumas inovações muito interessantes na lista:
Além das quatro cópias de Genie - Wish Fulfilled - único card de Azurite Sea presente no deck -, Rodenas também incluiu duas cópias de Belle - Accomplished Mystic. Embora não tenha como fazer uso da habilidade shift para acelerar sua entrada na mesa, Belle é mais uma ferramenta importante de controle de mesa, e funciona muito bem com as sinergias em torno de devolver os personagens para mão e gerar valor com seus efeitos.
Rodenas também optou por quatro cópias de Elsa - The Fifth Spirit, além de mais cópias de Be Prepared e Maui - Hero to All. Todas essas inclusões visaram, em primeiro lugar, aumentar o número de cards “tintáveis” na lista, permitindo assim um jogo mais fluido e avanço progressivo, com risco menor de falhar em aumentar sua reserva de tinta. Em segundo lugar, deram mais consistência ao deck, já que do turno 5 em diante existe uma série de ameaças diferentes que o adversário precisa levar em conta, sendo quase impossível jogar em volta de todas elas.
A lista de Rodenas, cabe também destacar, possui apenas um card lendário - uma cópia de Sisu - Empowered Sibling, mostrando que Lorcana é bem mais que apenas uma junção de cards de alta raridade - as sinergias dentro do deck e, claro, a habilidade do jogador, são fundamentais para o sucesso.
Finalizando
O Lorcana Championship Europeu foi uma verdadeira demonstração de precisão do jogo, com os melhores da Europa mostrando um alto nível tanto em construção de decks como em capacidade de jogo.
Foi também uma ótima demonstração de como o ambiente de Lorcana está saudável, embora existam sem dúvida arquétipos mais populares, diversas combinações de tinta têm cada uma suas forças e fraquezas, sendo a capacidade do jogador um fator fundamental, no fim.
O hype com certeza irá aumentar mais com o Championship Norte-Americano, no início de Janeiro, e com certeza os resultados do Championship Europeu irão influenciar o metagame. Estaremos atentos para trazer toda uma análise do próximo Championship também!
Ad
E você, acompanhou o Championship Europeu? Algum deck chamou mais sua atenção? Gostaria que destacássemos algum em um artigo futuro? Compartilhe com a gente!
Abraço, e até a próxima!
— Kommentare0
Sei der erste der kommentiert