Lorcana

Review

Guia de Deck - Amber Ruby Speedway Aggro

, Comment regular icon0 comments

No artigo de hoje, vamos ao nosso primeiro deck usando cards da nova edição Azurite Sea - um deck focado nas "Speedways" da Corrida Doce em Detona Ralph!

Writer image

revisado por Tabata Marques

Edit Article

Olá, pessoal!

Com a chegada da nova edição, Azurite Sealink outside website, temos muitos cards novos e ideias interessantes para desenvolver!

Hoje, então, trago um primeiro deck pensado com cards da nova edição, uma mescla entre decks agressivos com um toque de Locations, que inclusive mencionei quando analisei alguns cards da edição no meu último artigolink outside website! Vamos lá!

Speedway Aggro - Apresentando o Deck

Ad

Loading icon

Plano de Jogo

O "Speedway Aggro" é um deck rápido, focado em (com o perdão da piada) correr para atingir 20 de Lore antes do seu oponente. Ao invés de utilizar apenas personagens para fazer a geração de Lore, o deck conta também com diversas Locations, e em especial as “Sugar Rush Speedways”, que têm uma sinergia muito forte entre si. Graças a elas, você tem a capacidade de recuperar cards no decorrer do jogo - algo que normalmente os decks aggros têm dificuldade - e, com isso, apresentar constantemente mais ameaças do que o oponente consegue lidar.

Se quiser relembrar um pouco sobre como Locations funcionam, confira esse artigo aquilink outside website, no qual analiso o deck de Locations que fez Top32 no Challenge de Seattle!

Vamos então dar uma detalhada em algumas escolhas de cards do nosso “Speedway Aggro”!

O Plano Principal - Speedways!

Loading icon

Bem, como o próprio nome do deck já diz, o nosso principal plano é usar a interação entre as duas “Speedways” para ganhar mais lore e cards, e com isso estar sempre à frente do oponente na corrida para 20 de Lore.

Basicamente, você pode colocar qualquer personagem seu diretamente na “Starting Line” (já que o custo para mover é zero), e quando tiver a “Finish Line” na mesa, basta exaurir e causar 1 de dano no personagem para mover da “Starting” para “Finish” - cumprindo assim a condição e ganhando 3 de Lore e 3 cards novos na mão!

ATENÇÃO: importante destacar que o personagem precisa estar “seco” para ser movido pela habilidade da “Starting Line”! Ou seja, um personagem que você acabou de fazer da mão ainda não poderá realizar o combo - você precisa esperar o próximo turno para isso.

Outras Locations

Loading icon

Além das Speedways, usamos também algumas cópias de outras Locations, deixando nosso total em quinze dos 60 cards em nosso deck - um bom número, 1 a cada 4 significa que temos chance alta de sempre ter 1-2 Locations na mão inicial para o jogo.

Nossas outras Locations, embora não tenham sinergia com as Speedways, conseguem gerar Lore todo turno, o que já ajuda a pressionar o oponente a lidar com elas. Além disso, num jogo mais longo, The Underworld - River Styx pode gerar muito valor, voltando para nossa mão personagens do descarte, ou seja, indiretamente “comprando” cards extras.

Essa multiplicidade de ameaças - Locations e Personagens - vai dificultar para o oponente lidar com tudo ao mesmo tempo, o que é parte do plano do deck. Além disso, diversos dos nossos personagens interagem com as Locations, como veremos a seguir!

Sinergias com Locations

Loading icon

Todos esses cards estão ligados ao nosso plano envolvendo Locations, ainda que não especificamente as Speedways (embora funcionem muito bem com elas!).

Ad

Fix-It Felix, Jr. - Delighted Sightseer vai te recompensar com um card apenas por ter qualquer Location em jogo, e por ser personagem também é um candidato a entrar nas Speedways para ajudar no combo!

Voyage e Tuk Tuk - Lively Partner vão facilitar a mobilidade dos personagens entre as diversas Locations - e se você tiver a “Finish Line” e alguma outra Location na mesa, é possível até mesmo já completar o combo, desde que tenha um personagem disponível!

The Islands I Pulled From The Sea ajuda com a consistência de ter a Location certa no momento certo (normalmente, você vai usar para pegar a Speedway que estiver faltando, ou uma segunda cópia da “Finish Line”).

Por fim, Minnie Mouse - Pirate Lookout vai permitir que você recupere diversas vezes a “Finish Line”, para continuamente repetir a corrida e acumular mais Lore e mais cards todo turno! É uma das interações mais importantes do deck, então cuide para que você sempre consiga extrair ao menos um uso da Minnie antes que seu oponente lide com ela (por exemplo, use ela da mão apenas num turno em que você também depois faça uma tinta, para já retornar uma Location do descarte!).

Personagens resilientes

Loading icon

Parte da interação entre as Speedways envolve ter personagens que o oponente não consiga lidar prontamente, por isso escolhemos usar alguns que, embora não tragam o máximo de Lore individualmente, tem maior chance de sobreviver.

Nala - Mischievous Cub é uma excelente opção defensiva, e é tintável (por isso foi escolhida ao invés de Daisy Duck - Donald’s Date, o que também alivia o preço do deck!).

Lilo - Escape Artist é até o momento o único card do jogo que pode “se retornar” do descarte, e com isso vai aos poucos gastando os recursos do oponente. Ainda possui 2 de Lore, o que a torna relevante inclusive num jogo mais longo.

Minnie Mouse - Stylish Surfer, e aqui também podemos incluir Tuk Tuk - Lively Partner, possui evasão, o que já dificulta a interação pelo oponente, além de também possuir 2 de Lore.

Personagens “Plano B”

Loading icon

Finalizando o deck, temos uma seleção de personagens que ajudam quando o plano das Speedways acaba não funcionando (ou até aprimoram o plano!).

Tanto Vanellope von Schweetz - Gutsy Go-Getter como Taffyta Muttonfudge - Sour Speedster precisam de Locations, mas não especificamente as Speedways. A “pequena” Taffyta Muttonfudge - Crowd Favorite vai no mesmo sentido, embora tenha mais a ideia de fazer uma disrupção leve no oponente (às vezes só o suficiente para te dar o fôlego necessário para fechar uma partida antes). O objetivo dessas personagens é manter a geração de Lore em alta, sem inclusive depender de Quest - você pode até optar por não fazer Quest com elas justamente para não expôr aos personagens do oponente!

Ad

Considerando a certa “dependência” de Locations, é natural incluir algumas cópias de Fix-It Felix, Jr. - Niceland Steward, já que torna todas as Locations mais resistentes, além de ser um personagem com bons atributos ofensivos e defensivos. Por ser “tintável”, seu custo mais alto acaba não sendo um problema, já que pode sempre virar tinta caso o efeito não seja necessário na situação do jogo.

Análise e Sequenciamento de Turnos

Mão inicial e turnos 1-4: Procure pelas Speedways (sempre bom ficar com pelo menos uma delas na mão inicial) e personagens baratos para iniciar o jogo. Lembre-se que para ir da “Starting Line” para a “Finish Line”, sem ajuda de outros cards, o personagem precisa estar “seco” (já estar na mesa no início do turno), então idealmente você quer fazer um personagem no turno 1 ou 2, e no turno 3 fazer as duas Speedways, podendo imediatamente já completar o circuito (usando a habilidade da “Starting Line”). Começar com uma Location também é bom se você tiver o Fix-It Felix, Jr. - Delighted Sightseer no turno 2, para já comprar um card.

Meio de jogo, turnos 4-8: com a compra de cards da primeira “volta” em Sugar Rush, você quer montar e preparar a seguinte! Procure mais cópias da Finish Line, seja com The Islands I Pulled From The Sea ou com Minnie Mouse - Pirate Lookout, ou comprando naturalmente, após a primeira volta.

Jogo longo, turnos 9+: Se a geração de Lore com as Speedways for interrompida, foque em Taffyta Muttonfudge - Sour Speedster e sua interação entre as Locations para acumular Lore todo turno sem fazer Quest. Se conseguir duas dela na mesa, melhor ainda! O objetivo é chegar aos 20 de Lore antes que o oponente desenvolva de forma a controlar por completo a partida.

Finalizando

E com isso concluímos nosso primeiro deck com Azurite Sea!

“Speedway Aggro” pode ainda precisar de algum refino (até porque a lista apresentada tem poucas formas de interagir com o oponente), mas o foco foi em apresentar a ideia de um aggro que constantemente consegue repor cards na mão e com isso jogar bem mesmo numa partida mais longa! Além disso, por envolver uma estratégia com Locations, o deck consegue contornar oponentes que tem muito foco em controle de personagens.

E aí, o que achou do deck? Que mudanças você faria na lista? Você já montou e jogou com algum deck parecido? Compartilhe com a gente!

Abraço e até a próxima!