Quando um personagem se transforma!
Olá, pessoal!
Uma das habilidades mais interessantes em Lorcana é a possibilidade de transformar seu personagem em outra versão dele, por meio do Shift.
Muitas vezes, personagens de alto custo também podem ser shiftados em personagens de menor custo, o que te faz ter um forte personagem com alguns turnos de vantagem. Claro, a desvantagem é que você está usando dois cards como se fosse um - ou seja, qualquer remoção do seu oponente será uma vantagem de 2 cards a 1.
Ad
Para equilibrar isso, muitas edições trouxeram ferramentas que mitigam esse 2x1 de personagens Shift, e agora com Archazia's Island, temos um número bom deles para fazer um deck em torno da mecânica!
Vamos hoje analisar o Emerald-Sapphire Shift!
Emerald/Sapphire Shift - Big Hero Shift!
A lista de hoje busca sinergias entre os personagens menores e suas versões Shift, usando a habilidade para comprar cards, curar, e até mesmo proteger das remoções dos oponentes! Ainda por cima, a lista é bem budget, não tendo nenhuma lendária!
Uma dificuldade inicial ao analisar listas do arquétipo é lembrar que os personagens com Shift nem sempre estão na curva de tinta mostrada no canto de cima - o objetivo é jogá-los com o desconto* do Shift, e ter acesso a seus bons atributos e efeitos o quanto antes.
O Plano de Jogo
Big Hero Shift não é um deck agressivo ou rápido - o foco não está em vencer em poucos turnos. Pelo contrário, para estabelecer a engrenagem do baralho, precisamos preparar ao longo de alguns turnos as ferramentas necessárias.
Isso não significa que não faça jogadas nos primeiros turnos - pelo contrário! O objetivo é exatamente ter uma presença na mesa e manter personagens que possam combater jogadas iniciais do oponente.
O segredo do deck está na progressão de ameaças. Os personagens que você usa nos primeiros turnos têm pouco impacto conforme o jogo avança - e é aí que entra a força da mecânica Shift! Você conseguirá manter jogadas relevantes, pois seus personagens se transformarão em outros mais fortes e apropriados para turnos mais avançados.
Além disso, também temos algumas formas de comprar ou selecionar cards, o que ajuda no quesito consistência. Mesmo sendo budget, é um baralho bem completo!
Vamos então analisar os cards da lista e entender suas funções:
Turnos iniciais - Personagens menores e itens


O primeiro objetivo é estabelecer presença na mesa para constantemente ameaçar as primeiras jogadas dos oponentes.
King Candy e Belle são ideais para os turnos 1 ou 2, lembrando que para jogar Belle precisaremos de um Pawpsicle ou Hidden Inkcaster. Os dois itens compram um card quando jogados, portanto, você não fica para trás em cards quando os usa para jogar Belle.
Aurora é uma jogada inicial e um setup para um Shift, já que com a habilidade Ward ela fica protegida das remoções de início de jogo. Hiro também tem essa função de setup, mas sem a proteção - para compensar, vai te recuperar um card quando você eventualmente usar um Shift nele.

Morph e Yokai merecem um cuidado especial, pois embora custem apenas 2 de tinta, você não necessariamente quer usá-los no turno 2. Ambos têm uma função de preparar turnos fortes, então tome cuidado ao usá-los!
Ad
Morph é muito importante, pois é uma espécie de coringa para o arquétipo de Shift. Algumas vezes pode ocorrer de você não ter o personagem adequado ao personagem Shift na sua mão, e Morph soluciona essa questão de consistência.
Já Yokai é mais uma peça que ajuda na preparação de um turno potente de Shifts. A redução de custo é muito bem-vinda, e algumas vezes permitirá uma curva excelente de, por exemplo, Yokai no turno 2, e Shift de Baymax no turno 3 - um 5/5 rápido pode trazer muitos problemas para oponentes com decks de personagens pequenos.
O Meio de Jogo - os primeiros Shifts e Compra de Cards


A partir do turno 4, idealmente você estará com a mesa no mínimo em paridade, e com isso seus primeiros Shifts entram em jogo para fazer a diferença.
King Candy - Sweet Abomination vai de imediato repôr cards, e com seus 2 de geração de Lore pode rapidamente se tornar uma ameaça. Aurora - Lore Guardian tem função similar, só que ao invés de comprar cards ela permite selecionarmos o topo do deck com nossos itens - perceba que nenhum dos doze itens na lista precisa virar para fazer efeitos, então você sempre pode fazer uso da habilidade de Aurora sem medo de perder a utilidade dos itens.
Esses dois personagens Shift, cabe destacar, não dependem do Shift para que seus efeitos aconteçam - o bônus está em trazê-los cedo para a mesa quando adequado.
Já Baymax e Charging Station vão comprar cards e, com isso, manter o baralho funcionando nos turnos avançados - Baymax tem dezesseis possíveis hits no deck, então quase sempre você irá achar algo quando usá-lo. Charging Station é mais uma jogada preparatória, então prefira usá-la apenas quando estiver com uma mesa em paridade ou a seu favor.
Lembre também que Baymax tem a habilidade Support - muito importante para trocar personagens menores por maiores do adversário!
O Final de Jogo - Shifts maiores e Proteção


Por fim, a partir dos turnos 5-6, você já deverá conseguir usar os Shifts de maior impacto.
Baymax - Giant Robot é, até o momento, o único card no jogo com Universal Shift, ou seja, pode ser usado em qualquer personagem. Use disso para garantir um personagem maior na mesa - podendo comprar cards, graças a Hiro Hamada - Future Champion ou Baymax's Charging Station, curar um personagem com a própria habilidade de Baymax, ou até apenas para aumentar sua geração de Lore.
Hiro Hamada - Armor Designer é um finisher, com seus 3 de Lore, e que ao mesmo tempo concede Ward e Evasive aos nossos Shifts. Ou seja, com Hiro na mesa, o deck facilmente muda a postura de combater a mesa adversária para atingir 20 de Lore em poucos turnos, e o oponente precisará de respostas muito específicas - por exemplo, Be Prepared - para impedir o plano.
Ad
You’re Welcome foi escolhida como interação por ser uma resposta geral para qualquer ameaça do adversário - em especial cards difíceis de responder, como Locations com alta defesa ou personagens grandes. Lembre-se também que é uma Canção, então pode ser usada desta forma para economizar tinta.
Variações do deck
Saindo do Budget - variante com Diablo
A lista inicialmente apresentada é extremamente funcional, mas é possível fazer algumas mudanças e utilizar Legendaries de maior impacto também. Claro, algumas inclusões podem implicar também mudanças em outras partes da lista, para adequar o deck.
Por exemplo, trazer Diablo - Devoted Herald como um Shift, que também irá recuperar cards. Mas seria necessário usar mais Actions, que também permite adicionar um ângulo de descarte no deck - Sudden Chill, Hypnotize, entre outros.
Outros Shifts
Também é possível mudar algumas opções de Shift, especialmente se você quiser um foco maior em geração de Lore.
Por exemplo, trocar a sequência de Aurora ou King Candy por uma sequência de Basil, terminando em duas opções diferentes: Basil - Great Mouse Detective ou Basil - Disguised Detective.
Também é possível adicionar uma sequência de Shift para Belle, terminando em Belle - Hidden Archer - muito interessante se na sua região a maior parte dos oponentes usa baralhos focados em combate para controlar a mesa.
Por fim, caso você queira uma variante rápida, considere uma sequência com Olaf, terminando em Olaf - Carrot Enthusiast - potencialmente no lugar da sequência de Aurora. É uma forma de fazer uso imediato de Shift após jogar uma Baymax’s Charging Station, embora talvez seja interessante acrescentar mais itens na lista pela consistência.
Conclusão
Big Hero Shift busca ser um baralho viável e consistente, ao mesmo tempo que uma opção budget para o metagame atual.
Além disso, em razão da concentração de cards temáticos para o filme Big Hero 6, se você é fã desse desenho, o deck com certeza vai te agradar!
Como mencionamos também, existem muitas variantes possíveis em torno da ideia, o que dá ao arquétipo muita flexibilidade/adaptabilidade ao metagame - especialmente importante quando você preparar sua lista para um evento específico na sua loja local, como os Set Championships.
Não deixe de compartilhar caso tenha jogado ou pensado em algum deck parecido!
Abraço e até a próxima!
— Commenti0
Diventa il primo a commentare