Acaba com isso, Flaversham!
Olá, pessoal!
No dia 8 de abril, a comunidade de Lorcana foi surpreendida com um anúncio de, pela primeira vez, banimento de dois cards no formato Core Constructed. No artigo de hoje, vamos entender esses banimentos, analisar os esclarecimentos da equipe de design do jogo, e pensar nos próximos passos para o metagame competitivo.
Vamos lá!
Os Banimentos
HIstórico
Como mencionamos, essa é a primeira vez, desde o lançamento do jogo em agosto de 2023, que cards são banidos em eventos no formato Core Constructed - até o momento, o único formato construído oficial em torneios.
Em julho de 2024, houve uma errata - uma modificação no texto de um card, Bucky - Squirrel Squeak Tutor -, mas o card em si segue válido para uso em torneios, lembrando que para todos os fins o texto oficial nas regras é o texto erratado.
Contudo, na presente ocasião o time de design de Lorcana optou pelo banimento, ou seja, a proibição do uso em torneios no formato Core Constructed, dos seguintes cards:

Além do artigo esclarecendo os banimentos, a empresa responsável pelo jogo, Ravensburger, também emitiu um comunicado oficial do time de design. O Head Designer de Lorcana, Steve Warner, também ficou à disposição para responder dúvidas e perguntas da comunidade a respeito dos banimentos por meio de um Q&A no Discord oficial do jogo.
Os banimentos tiveram efetividade imediata nas regiões do mundo em que a sétima edição, Archazia's Island, já foi lançada. China e Japão, países que estão recebendo os lançamentos de Lorcana na língua local a partir da primeira edição em diante, não terão os cards banidos ainda. Os representantes locais informarão a janela diferenciada dos banimentos para as respectivas comunidades.
Explicações
No comunicado do time de design, antes de mais nada, é deixado claro que a decisão de banir um card não é feita de forma leviana, sendo usada como último recurso em qualquer situação. Contudo, após análises e feedbacks, ficou claro para eles que Hiram e Fortisphere levavam a situações de jogo repetitivas, desequilibradas, e não-divertidas, o que levou à decisão de bani-los.
Algumas explicações específicas:
Hiram Flaversham - Toymaker: A impossibilidade de interagir com Hiram levava a padrões de jogo desequilibrados. O jogador atingia tamanha vantagem em cards que se tornava virtualmente imparável.
De fato, a vantagem em cards conferida por Hiram o tornava basicamente o melhor card advantage engine do jogo, já que apenas por ser jogado garantia mais dois cards, e cada turno que ficasse na mesa geraria mais dois. Sua alta defesa tornava ineficaz sua remoção por combate, limitando as cores que poderiam respondê-lo adequadamente.
Fortisphere: A existência do card fazia com que os decks de itens tivessem ênfase na tinta Steel, sendo que itens não estão alinhados com as forças desta tinta. Pela sua eficiência, o card diminuía a diversidade e a estratégia envolvida na construção de decks, tornando os padrões de jogo repetitivos.
Realmente, Fortisphere é um item de custo 1 que compra um card apenas por ser jogado - algo que apenas um outro card no jogo também faz, Pawpsicle. A redundância e consistência que dava à combinação Sapphire-Steel - ainda mais considerando as interações com Belle - Apprentice Inventor - refletiu-se nas primeiras semanas de torneios pelo mundo com o lançamento de Archazia’s Island. Segundo a análise do time de design, Sapphire-Steel chegou a ter 50% de participação no metagame - ou seja, cerca de metade dos jogadores utilizava alguma versão desta combinação de tinta nos torneios oficiais.
Análise do Q&A
Além do artigo e da carta de esclarecimentos publicada no site oficial de Lorcana, o head designer do jogo, Steve Warner, ficou à disposição da comunidade num Q&A realizado via Discord.
Embora muitos questionamentos tenham abordado assuntos não relacionados aos banimentos - muitas pessoas tinham dúvidas em relação aos próximos Disney Challenges, o Mundial, os próximos grandes eventos, e até mesmo o Programa de Juízes de Lorcana -, até por uma questão de organização, as respostas do head designer se restringiram às perguntas sobre os banimentos.
Dados usados para embasar os banimentos
Perguntado sobre como o design team concluiu pela necessidade de banimentos, dado que não houve nenhum torneio do circuito oficial de Lorcana recentemente, Warner explicou que o time coleta feedbacks de jogadores, lojistas, organizadores, e de todos os envolvidos no jogo. Também observam dados de torneios - tanto os tabletop como os digitais, ainda que não-oficiais -, e que tudo isso foi usado para embasar a decisão.
Por que Fortisphere e não Pawpsicle?
Warner esclareceu que a decisão de banir Fortisphere, e não Pawpsicle, está ligada à filosofia de design em cada tinta. Sapphire é uma tinta que tem sinergia com itens, enquanto Steel não é - portanto, banir um item de Sapphire é muito mais danoso do que banir um item de Steel.
Por que não foi dado um tempo de adaptação aos jogadores?
Na época da errata em Bucky - Squirrel Squeak Tutor, a mudança só entrou em vigor aproximadamente um mês após o anúncio, enquanto o banimento anunciado foi imediato. Questionado sobre essa inconsistência, Warner esclareceu que banimentos e erratas são fundamentalmente diferentes, e que ao se decidir pelo banimento imediato, a ideia foi para que os jogadores de pronto já começassem a se adaptar e montar novos decks - assim, tendo mais tempo de preparo para os Set Championships.
Por que foi feito um banimento, e não uma errata ou limitação no número de cópias?
Segundo Warner, o banimento de um card é preferido à errata - o ocorrido com Bucky foi algo excepcional, e dificilmente se repetirá. A limitação ou restrição do número de cópias, de acordo com ele, não é uma boa ferramenta, já que não resolve de fato o problema - encontrar a cópia do card, em qualquer circunstância, continuará deixando o jogador muito à frente no jogo, e o fato de estar limitada só aumentaria o fator sorte do jogo.
Existem outros cards ameaçados de banimento futuro?
Diversas pessoas apontaram no Q&A que o padrão de jogo de outros cards seria tão não-divertido quanto o dos cards banidos, em especial cards da tinta Emerald ligados à mecânica de descarte de mão.
Warner esclareceu que não existe uma watchlist específica, e que todo e qualquer card está sujeito a banimento caso venha a ser um problema. Mas deixou claro também que o time está atento a alguns padrões de jogo potencialmente danosos, e falou em específico sobre os cards Diablo - Devoted Herald, Prince John - Greediest of All, Pawpsicle, Belle - Apprentice Inventor, Tamatoa - Happy as a Clam, e Merlin - Rabbit, que foram mencionados pelos jogadores - o time entende que são cards fortes, mas ainda não classificam como problemáticos pois entendem que existem respostas e counterplay disponíveis no jogo.
Conclusão
Para quem acompanhava os eventos mais competitivos pelo mundo - ainda que independentes dos circuitos oficiais -, estava claro que o metagame estava um tanto deturpado pela forte presença dos Sapphire-Steel. Os dados e análises feitos pela Ravensburger não só corroboraram isso como também indicaram redução na presença de torneios, ou seja, os próprios jogadores mostravam insatisfação com o estado do metagame.
A ação tomada pela empresa, nesse sentido, foi rápida e eficiente - com cerca de um mês de lançamento da nova edição, banir dois cards presentes nos dois decks de maior presença em torneios com certeza não foi uma decisão fácil.
Em que pese a insatisfação - esperada e normal, afinal, ninguém gosta de ver seus cards banidos -, a verdade é que todo o arrazoado para os banimentos faz muito sentido, e indicam uma preocupação com o balanceamento e longevidade de Lorcana.
Banimentos são ruins - isso o próprio comunicado deixa claro -, mas infelizmente são necessários quando a alternativa - fazer nada - é pior. Absolutamente todo Trading Card Game passa por esse momento, e Lorcana dificilmente sairia ileso. A capacidade e qualidade do design é que dirá se o ocorrido será frequente ou não.
E com isso, vamos aproveitar o novo metagame e testar novas ideias!
Abraços e até a próxima!
— コメント 0
, 反応 1
最初にコメントする