Lorcana

Competitivo

Lorcana: Analisando o primeiro Mundial de Lorcana!

, 0Comment Regular Solid icon0Comment iconComment iconComment iconComment icon

Vamos falar do Mundial de Lorcana, e das novidades da próxima temporada competitiva anunciadas na transmissão oficial!

Writer image

revisado por Tabata Marques

Edit Article

O ápice do competitivo em Lorcana!

Olá, pessoal!

No último final de semana 28-29 de Junho de 2025, aconteceu o Primeiro Campeonato Mundial de Lorcana, no Walt Disney World, Flórida/EUA.

Vinte e oito participantes se enfrentaram em dois dias de competição - e em dois formatos diferentes! - para saber, ao fim, quem seria o primeiro campeão mundial de Lorcana.

Em artigos anteriores, falamos do formato Limitado - o Super Selado -link outside website e do formato Construído - o Triple Deck Constructedlink outside website, então vale dar uma olhada se você quiser contextualizar bem o pré-mundial.

Além do torneio em si, a transmissão também abordou diversas novidades para os eventos competitivos de Lorcana para a próxima temporada, com a inclusão de novas regiões no calendário oficial! Vamos então dar uma analisada em tudo que ocorreu, e falar também do novo campeão mundial de Lorcana!

Os Lorcana Challenges - Novas regiões e mais eventos!

Um dos anúncios mais aguardados durante a transmissão foi a divulgação do calendário de eventos oficiais para a próxima temporada. Os Disney Lorcana Challenges, ou DLCs, foram um sucesso de público na primeira temporada, e antes do Mundial já havia sido hypado pela Ravensburger que a próxima leva de eventos seria ainda maior.

Sem dúvida, corresponderam ao anúncio, já divulgando datas e cidades dos três Challenges nos Estados Unidos, e três na Europa. Ainda haverá um evento na Austrália, também. Estas são as regiões que já haviam recebido Challenges na primeira temporada.

O anúncio também falou das novas regiões em que teremos Challenges: China, Japão, Sudeste Asiático, e Brasil! Sendo a grande novidade em termos de região, a entrada do Brasil no circuito oficial, com nada menos que dois Lorcana Challenges e um Championship, tudo a partir do segundo trimestre de 2026.

Resumo das Regiões e Vagas para o Mundial - obs.: a segunda menção à China, na verdade, é ao Japão
Resumo das Regiões e Vagas para o Mundial - obs.: a segunda menção à China, na verdade, é ao Japão

A Ravensburger mostrou muita atenção e cuidado com as regiões de Disney Lorcana, e foi muito bom ver o incentivo ao desenvolvimento do jogo nas novas regiões!

O Campeonato Mundial

O evento principal, que culminou a temporada competitiva, teve uma transmissão especial e muita interação entre os narradores, designers, competidores, e o público que assistiu.

Ao longo da transmissão, conhecemos mais os participantes desse primeiro mundial - por meio de entrevistas, seus filmes da Disney favoritos, seus cards favoritos, etc. Houve até uma brincadeira para que os participantes desenhassem de memória seu card favorito!

Os narradores mostraram experiência nas análises, e tiveram também seu momento de tomar o palco - houve um pequeno torneio entre os casters, e vários momentos de pack rush para entreter a audiência enquanto não havia jogos para transmitir.

Vamos analisar então os resultados do Mundial!

Limited - Super Sealed

O Super Selado guiou bem os participantes que já se destacavam pelo seu conhecimento e habilidade na construção de decks. Ao fim das três rodadas, quatro competidores estavam invictos: Zach Bivens, Raphael Brule, Elie Vepierre, e Edmond Chiu.

Dos invictos, interessante notar que apenas Raphael Brule não chegou ao Top 8. Os outros três competidores atingiram as cinco vitórias necessárias no Day 1 para fazer Top8, sendo que quatro outros integrantes fizeram 2-1. Apenas Morgan Shamblin, dentre os do Top 8, ficou com resultado negativo no Selado: 1-2.

Mesmo que tenham sido apenas três rodadas, o formato sem dúvida elevou o nível da competição, e trouxe um desafio a mais para os participantes: analisar e gerenciar sua card pool para extrair o máximo dela e montar um deck sinérgico e eficiente. Um excelente início na jornada para coroar um campeão!

Constructed - Triple Deck Constructed

No Constructed, vimos todas as cores representadas entre os três decks de cada competidor. Como mencionamos no artigo de pré-análise do Mundiallink outside website, algumas combinações integraram bem o aspecto estratégico de banir um deck do oponente, e tivemos muitos jogos apertados na transmissão - decididos por um ponto de Lore, ou um duelo mal calculado, ou uma Canção fora de hora.

Em termos de arquétipos, a maior parte dos competidores corroborou os pontos da nossa análise no último artigo. Tivemos vinte Ruby-Sapphire entre os vinte e oito participantes, cinco Ruby-Amethysts, e três Ruby-Amber - este último, uma grata surpresa que sem dúvida abordaremos em detalhe num artigo futuro.

A combinação mais popular entre os participantes foi, como previmos, Ruby-Sapphire - Amber-Steel - Amethyst-Emerald, com dez dos vinte e oito possíveis - 35% do metagame!

A segunda mais popular foi a que permitia maior flexibilidade estratégica nos banimentos, e inclusive rendeu o título a Dinh Khang Pham: Ruby-Sapphire, Amethyst-Steel, Amber-Emerald, com sete dos vinte e oito possíveis - 25% do metagame.

Estas duas combinações inclusive se enfrentaram na final do torneio!

O Campeão - Dinh Khang Pham!

Na final, dois jogadores já famosos no circuito competitivo de Lorcana trouxeram o mais alto nível do jogo ao longo de cinco jogos.

Edmond Chiu, que chegou na final invicto, estava com a combinação clássica: Ruby-Sapphire, Amber-Steel, e Amethyst-Emerald.

Dinh Khang Pham, que no Day 1 perdeu somente uma partida, no Super Sealed, estava com a combinação flexível: Ruby-Sapphire, Amber-Emerald, e Amethyst-Steel.

Ed chegou a abrir 2-1, precisando apenas vencer com seu último deck disponível - Ruby-Sapphire - para sagrar-se campeão. Porém, DKP mostrou que é um mestre não só com Ruby-Sapphire, mas também contra seu deck favorito! Conseguiu reverter a desvantagem, virar a partida para 3-2, e com isso sagrou-se o primeiro campeão mundial de Lorcana!

DKP - o 1º Campeão Mundial de Lorcana!
DKP - o 1º Campeão Mundial de Lorcana!

Os 3 decks de DKP

Loading icon
Loading icon
Loading icon

Conclusão

O Mundial foi um momento de muito envolvimento, divulgação, e apreciação, não só pela equipe responsável por todo o entretenimento trazido, mas também pelos jogadores, que proporcionaram partidas épicas de Lorcana por todo o final de semana, e pelos próprios criadores do jogo, que viram em primeira mão o sucesso de todo seu desenvolvimento.

Lorcana fecha com chave de ouro sua primeira temporada competitiva, ao mesmo tempo que mostra as portas abertas para o resto do mundo em sua próxima temporada - e isso tudo sem excluir o suporte a eventos de organizadores independentes.

É com muita alegria que encerramos esse primeiro capítulo na história do jogo, com a certeza de que ainda teremos inúmeros e inúmeros capítulos para jogar, divertir, e aproveitar tudo que Lorcana tem a nos oferecer - a história, o design, a comunidade, a interatividade e a diversão!

Um grande abraço e até a próxima!