Um vaso que nunca quebra!
Olá, pessoal!
A nossa análise do DLC Bologna, que você pode conferir aqui, mencionou os decks mais populares, que também apresentaram bons resultados, e começam a guiar melhor os rumos para o metagame.
Contudo, um deck que chegou até o Top4 do evento chamou muita atenção, pois envolve uma combinação de tintas que muitos acreditavam ter morrido, com a perda de alguns cards importantes pós-rotação.
Hoje, então, é hora de analisar o Emerald-Steel Aggro! Vamos lá!
Emerald-Steel no Competitivo
Os infames Discard Decks, conhecidos pela combinação de tintas Emerald-Steel, e em grande parte centrados nas fortes jogadas com Diablo - Devoted Herald e Prince John - Greediest of All, além de diversos cards focados em descartar a mão do adversário, como Sudden Chill, Hypnotize e outros, eram um dos pilares do metagame pré-rotação.
A força dos discard decks é notável, tendo inclusive sido vitoriosos em dois DLCs dos Estados Unidos na temporada passada. Porém, com o lançamento de Fabled e a primeira rotação do jogo, cards como Diablo e Prince John, sem reprints, perderam seu uso no formato Core Constructed.
Embora a estratégia de descarte em si não seja mais a principal força, a combinação mostrou que consegue competir em grandes eventos!
Vamos então conferir e analisar a lista que Bruno Hincq usou para chegar até a semifinal do DLC Bologna: um Emerald-Steel Aggro!
Emerald-Steel Aggro
A lista em questão é extremamente concisa, e na maior parte composta de 3-ofs e 4-ofs. Os cards em menor número normalmente são pensados mais como uma quinta ou sexta cópia de algum card chave, do que de fato como opções extras.
Em termos de plano de jogo, estamos diante de um deck aggro: mais da metade do baralho custa 1 ou 2 de tinta! Embora não tenha tantos personagens geradores de 2+ de Lore, como normalmente vemos em listas Amber, a estratégia geral ainda é encher a mesa com personagens baratos e gerar Lore continuamente com o Quest. Para manter o tempo do jogo, diversos cards buscam interagir e atrapalhar o adversário, e assim manter sua mesa sempre à frente, ainda que o oponente tenha personagens maiores.
Vamos checar como cada personagem se encaixa na curva de tinta, e também falar dos demais cards do deck!
1-Drops

Começamos com 18 possíveis personagens de turno 1, ou seja, será raríssimo passar os primeiros turnos sem desenvolver a mesa.
Bobby e Mulan são parte da engrenagem que mantém o deck em movimento, permitindo não só uma presença na mesa como também filtrar sua mão e procurar as melhores jogadas para os próximos turnos. Considerando o número maior de não-tintáveis na lista, outra função importantíssima é indiretamente manter o desenvolvimento de tinta.
Captain Hook é uma staple na cor, e também é tintável. Basicamente, um dos melhores 1-Drops do jogo, pela sua capacidade de trocar positivamente com personagens até de 4 ou mais de tinta.
Cursed Merfolk é um suporte para o lado mais agressivo do deck, já que pune seu oponente e, no fundo, vai sempre trocar um por um com os recursos do adversário. Na melhor das hipóteses, gera pelo menos 2 de Lore e o oponente acaba gastando uma remoção nele para fugir do descarte - no fundo, é a troca um por um que mencionamos antes.
Fred é mais uma opção de 1-Drop que potencialmente gera 3 de Lore ou mais, ou então o oponente pode se ver obrigado a gastar uma remoção preciosa num personagem tão ínfimo. A grande força de Fred, portanto, é convidar seu oponente a cometer erros.
2-Drops


Nos 2-Drops, é preciso fazer uma certa separação, como fizemos acima.
Enquanto Calhoun e Ursula podem ser jogados direto no turno 2, Doc e Go Go são mais eficientes se usados mais à frente. Então, apesar de serem 2-Drops, talvez seja mais adequado pensar nestes dois como 4-Drops, por exemplo.
De toda forma, Doc já é considerado uma staple da cor Steel. Um dos card draws mais eficientes do jogo, se você tiver a mão vazia ou quase vazia, já que repõe os recursos imediatamente.
Já Go Go é uma forte opção na cor Emerald, combinando Evasive com uma poderosa habilidade que, num jogo mais longo, pune seu adversário por fazer muitas trocas positivas. Ela tem, assim, dupla função: geração de Lore evasiva no início-meio de jogo, e finisher no meio-final de jogo.
Calhoun é uma ameaça e tanto, muitas vezes paralisando por completo um adversário que só tenha personagens pequenos para uso.
Já Ursula combina stats resistentes, com 3 de Willpower, com um descarte preciso, ajudando a interagir e lidar com potenciais respostas do oponente à sua mesa - em especial, canções como Under the Sea e afins.
3-Drops

Os 3-Drops, em geral, tem uma função importante de combinar interação, com disrupções leves, à resiliência e geração de Lore.
Pete tem função similar à de Ursula, paralisando turnos-chave do oponente, em especial quando está preparando algum tipo de combinação, como Hands Held High com Under the Sea.
Louis e Jafar, ao contrário, buscam atrapalhar a mesa do adversário, seja bloqueando o melhor gerador de Lore do oponente, seja com uma troca positiva que ainda deixa um personagem capaz de gerar 2 de Lore.
Nesse sentido, Prince Phillip é outra excelente opção, já que é um gerador de Lore dificílimo para o oponente lidar sem que você consiga extrair, no mínimo, 2 pontos. Junto de Go Go, é mais uma ótima opção para fechar jogos.
Por fim, uma cópia solitária de Clarabelle para o momento em que se consegue encadeá-la com outro personagem de baixo custo. Ou, num jogo mais longo em que seu oponente estava com um ou dois cards de vantagem sobre você, Clarabelle equilibra isso.
4-Drops

O único 4-Drop do deck, na verdade duas cópias, que servem exatamente como Prince Phillip - Royal Explorer adicionais - geradores de Lore de interação difícil para o oponente lidar, e fortes candidatos a finishers.
Não-personagens

Para terminar o deck, alguns cards não-personagens que cobrem alguns espaços importantes e destacam bem a interação entre as cores Emerald e Steel.
Steel fornece excelentes opções de controle de mesa, sendo que ambas são muito bem aproveitadas na lista. Fire the Cannons! tem custo baixo, então não atrapalha tanto o tempo, permitindo que você continue a desenvolver ameaças na mesa. E Strength of a Raging Fire recompensa você por fazer uma mesa grande, sendo possível eliminar personagens de alto Willpower.
Por fim, mas não menos importante, Emerald Chromicon. Este card vai punir o oponente por combater sua mesa, e com o baixo custo em geral dos personagens do deck, frequentemente você irá apenas rejogá-los na sequência. Além disso, dos 49 personagens na lista, trinta possuem habilidades quando são jogados - portanto, você irá também ter um novo uso. É um card que parece inócuo, já que por si só não faz nada, mas fornece todo um suporte e montagem do deck em torno de si. Acaba sendo uma ferramenta eficiente de vantagem de cards e indiretamente controle de mesa.
Conclusão
Esta interessante lista Emerald-Steel é um exemplo de como o formato atual não está exatamente resolvido, por mais que existam sim algumas tintas mais presentes no meta que outras - Ruby está chorando, esquecida, no canto.
Ainda temos muitos eventos importantes antes da chegada da próxima edição, Whispers in the Well, então ficaremos atentos caso alguma nova lista apareça fazendo sucesso!
Espero que tenham gostado! Como de praxe, deixem seu feedback, sugestões, etc., nos comentários abaixo.
Abraços, e até a próxima!












— Comentarios 0
, Reacciones 1
Se el primero en comentar